Quais são os jogos que nunca saem do TOP 10 da Google Play? - Game Lover | Coins & Sagas

Quais são os jogos que nunca saem do TOP 10 da Google Play?

Compartilhar
Recentemente, o jogo Garena Free Fire chamou atenção por alcançar o primeiro lugar entre os 10 jogos gratuitos mais baixados no sistema Android. Esse ranking engloba jogos gratuitos em que a compra de itens é opcional, diferentemente dos jogos premium, que sequer têm algum tipo de "degustação" em modo gratuito.

Não é necessariamente uma surpresa a ascensão de Free Fire. O jogo de battle royale teve beta liberado em novembro de 2017 e versão oficial lançada no mês seguinte. Durante o ano de 2018 ele cresceu de forma viral e passou boa parte do ano nas primeiras posições do ranking.

Mas ao mesmo tempo em que a lista dos 10 mais baixados (e não-desinstalados) recebe algumas novidades, alguns nomes causam surpresa por nunca saírem da lista.

Free Fire (à esquerda), Subway Surfers e Pou.
O bichinho virtual Pou, lançado em 2013, está em sexto lugar na lista de fevereiro de 2019. Já o dash de "corrida interminável" Subway Surfers, lançado em 2012, está na 4ª. posição!

Eles são acompanhados de My Talking Tom 2, continuação lançada em novembro de 2018 do jogo do gato de voz de gás hélio que também dominou por anos os dez mais baixados para Android. MTT2 ocupa atualmente a 9ª. posição.

O antecessor só saiu do TOP 10 para que My Talking Tom 2 tomasse seu lugar.

Em comum, Pou e Subway Surfers têm o fato de que recebem várias atualizações 
— as de Subway Surfers não vão muito além do cenário  mas mantém uma jogabilidade simples e repetitiva. Já o My Talking Tom, assim como Pou, tem bastante penetração entre as crianças — conheço algumas de 35 anos (você não leu errado) que adoram brincar com o simpático gato — e, vamos combinar, a molecada de 0 a 4 anos está dominando os celulares e tablets, por mais que isso não seja indicado.

Chama atenção que nesse mesmo ranking, Sonic Dash ocupe a 39ª. posição, Clash Royale ocupe a 43ª., e Pokémon GO, febre mundial em 2016 ocupe a 111ª. posição! 


Em outras palavras: quando Pokémon GO chegou ao topo da lista, Subway Surfers já estava lá. Quando deixou, Subway Surfers ficou.

Isso não tem nada a ver com esses jogos serem bons ou não, lucrativos ou não, sustentáveis ou não. Mas talvez o público-alvo de alguns jogos badalados seja menos abrangente do que se imaginava.

Você tem alguma teoria sobre por que esses jogos nunca deixam o topo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages