Header Ads

header ad

Não vai ser dessa vez que veremos a Mônica num super jogo de plataforma

O anúncio de Mônica e a Guarda dos Coelhos fez brilhar os olhos de fãs da Turma da Mônica de todas as idades. O jogo mistura estética do projeto Mônica Toy com o 16 bit e está previsto para dezembro de 2018 em XBox One, PS4 e Nintendo Switch.

Mas quem sonha com um super jogo de plataforma, cheio de mundos e fases diferentes, vai ter que esperar um pouco mais. 'Guarda dos Coelhos' é um jogo de batalha modesto, certamente empolgante para os fãs, mas sem grandes pretensões.

Os quatro (+ o Chico Bento) contra inimigos em comum: nada de planos infalíveis.
O sonho de um jogo de plataforma com tudo o que tem direito (moedas, power ups, chefões, etc) é acalentado por muitos fãs há muito tempo. Esse caminho já foi percorrido por personagens como Pernalonga, Os Simpsons, Tico & Teco entre outros na década de 1990. Seus games podem não ter feito um estrondoso sucesso, mas serviam para que esses personagens deixassem sua marca na história dos games.

A turma da Mônica teve uma incursão assim no mundo dos games nos anos 1990, mas por vias um pouco tortas. Três títulos de sucesso daquela década —  Mônica no Castelo do Dragão, Turma da Mônica em O Resgate e Turma da Mônica na Terra dos Monstros — eram, na verdade, adaptações de jogos da série Wonderboy feitas pela Tec Toy com autorização da Sega — uma história antiga, famosa e que já deu muito pano pra manga. 

Essa altura doa rua do Limoeiro eu não conhecia.
Não por acaso, é notável que boa parte dos cenários dos ditos jogos não combina com o universo da Turma da Mônica. Até a alegada inspiração do jogo numa história em que a dentucinha e sabichona enfrenta o vilão Capitão Feio precisa de um pouco de boa vontade de nossa parte para ser aceita. 

Curiosamente, o novo título a ser lançado esse ano faz uma ponte justamente com esses jogos de capa e espada que, bem ou mal, divertiram quando crianças muitos trintões de hoje em dia.

O cuidado da Mauricio de Sousa Produções em entrar de vez no ramo dos games pode ser reflexo da experiência com o jogo Turma do Chico Bento, lançado como social game, no Facebook, em 2012. Era um jogo de plantações que seguia os moldes de Colheita Feliz e Farm Ville, os grandes sucessos daquele momento.


Que vida boa, sô!
Mas passado o boom do lançamento, o jogo foi deixando de despertar interesse. Em outras palavras, o buzz foi maior que a lucratividade.

Seja como for, esperamos que os tropeços anteriores não se repitam e que  Mônica e a Guarda dos Coelhos seja a porta de entrada para projetos maiores e melhores.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.