Header Ads

Pac-Man no Google Mapas: cada lugar em que você jogar trará diferentes desafios

O Pac-Man no Google Mapas é uma das brincadeiras mais felizes que a Google poderia fazer no primeiro de abril (e sempre, inclusive). A Google já fez isso em 2015, com o próprio Pac-Man, e agora relança a brincadeira com sua esposa, a Mrs. Pac.

Jogar com a Mrs. Pac pelo traçado das ruas do seu bairro pode ser muito divertido e todos sabemos 😆

Brincadeira está disponível em celulares e na versão desktop (não se sabe até quando).
O mecanismo que gera as áreas do jogo a partir da área de um mapa real tem algumas limitações bem compreensíveis: só vira área de jogo lugar com um número razoável de vias. Infelizmente, não é possível jogar na Ponte Rio-Niterói, por exemplo. Nem na famosa Represa Hoover.

Outras especificações também são levadas em conta: ruas sem saída são descartadas, vias de mão dupla geram dois caminhos distintos, e o comportamento de Mrs. Pac em rotatórias é um capítulo a parte.

Existem outras características que você pode levar em consideração na hora de brincar dessa forma pelos mapas da Google:

Lugares com vias arredondadas tendem a impôr ao jogo uma dificuldade não encontrada em lugares onde houver ruas predominantemente retas que formam quadras impreterivelmente quadradas ou retangulares. No exemplo abaixo, a região central de Florianópolis onde há terminais, garagens, retornos, etc,:

 

Mapas com pontes podem ser uma boa pedida já que geram um "caminho único", deixando o jogo com um desafio a mais. Mas a ponte não pode ser muito longa. Mesmo no mapa de Florianópolis, cujas pontes são mais curtas que a Rio-Niterói, não foi possível gerar uma área de jogo já que há uma predominância de mar. Jogar desse jeito foi possível sobre o mapa de Ji-Paraná, RO, onde um rio de largura média corta a cidade.

 

Áreas com uma praça central também podem gerar uma experiência de jogo divertida. No caso abaixo, a área de jogo foi criada sobre o mapa de Naviraí, MS. Ali, além de uma praça central, as ruas colaboraram para a criação de uma área de jogo retangular.



O mecanismo de conversão não interpreta os viadutos de forma a reproduzi-los para a Sra. Pac-Man. Mas a depender da extensão das alças de acesso, a experiência de jogo pode ser interessante. É o caso dessa localidade do Eixo Monumental em Brasília (que inclusive você pode jogar clicando aqui).



Esperamos que a Google repita a brincadeira mais vezes ou, pelo menos, a deixe disponível em algum ambiente paralelo — como já faz com o Doodle de Pac-Man de quando o personagem fez 30 anos. E é claro que isso é o tipo de coisa que só serve para jogar casualmente. E mesmo assim, ainda rola aquela história que você já conhece... adeus produtividade!

Com imagens de Androidcentral e Reprodução.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.