Header Ads

header ad

Um rato de jet ski e o louco mundo da Donut Games

Esqueça os games com gráficos em 8D e 10 bilhões de fps. Para muita gente, só os games antigos é que importam. Mas nem tudo que é retrô é, necessariamente, anos 80.

Se a intenção de quem faz game indie é parecer como se tivesse realmente parado no tempo lá nos anos 80 ou 90, a Donut Games consegue cumprir muito bem esse requisito. Seus jogos simples e até meio bobos usam gráficos muito fiéis aos 16, 32 e 64 bits. A trilha sonora também tem bem a cara daquela época, mas sem forçar a barra — mais se assemelha ao que tocava nas rádios do que o que tocava nos games. E o melhor de tudo: REPETEM SPRITES ADOIDADO!

Sim, isso era muito comum nas décadas de 1980 e 1990. O mesmo sprite, a mesma música ou o mesmo efeito sonoro servia para inúmeros jogos, às vezes bem diferentes, dentro de uma mesma produtora.

Há uma série da Donut, em especial, que eu gosto muito. É uma protagonizada por um ratinho narigudo que sequer tem nome. Os jogos simplesmente se chamam "Rato sobre alguma coisa". Tem Rat on The RunRat on a SkateboardRat on a Jet SkiRat on a Snowboard Rat on a Scooter XL. Galeria, please...







Rat on The Run é, provavelmente, o mais diferente de todos. Um game de plataforma do estilo mais clássico. O engraçado é que todos os outros jogos são quase iguais, só mudam o meio de locomoção do rato. Dentre eles, meu preferido  pelo completo nonsense  é Rat on a Jet Ski. Só ali um rato de jet ski é capaz de pular o suficiente para matar umas gaivotas do mal que voam bem alto.

Outro jogo tão curioso quanto bizarro é Ruberth's Kick n' Fly. A história do jogo é a seguinte: Papai Noel levou um mega coice de Ruberth (uma de suas renas), e agora vai quicar pela sua tela igual um pião doido numa mesa de sinuca, ganhando novas propulsões dependendo de onde você tocar, até que tenha conseguido o maior número de bônus possível.


Os jogos da Donut Games estão disponíveis para Android, iOS e algumas versões de Windows. Informações sobre outros jogos podem ser encontrados no site oficial.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.