Header Ads

header ad

Vale a pena lembrar: Dengue Ville, o jogo de Orkut que era bugado por natureza

O ano era 2010 e o Facebook ainda tentava conquistar popularidade no Brasil. A rede social do momento ainda era o Orkut. E dentro da falecida rede da Google, quem vinha fazendo grande sucesso eram os jogos de plantações, especialmente o Mini Fazenda e a Colheita Feliz  ― grosso modo, títulos 'inspirados' em Farm Ville.

Diante desse cenário, o Governo de Minas Gerais, à época comandado por Aécio Neves (PSDB) ― estamos apenas citando o fato, que fique claro ―, decidiu que incluiria essa mídia de popularidade crescente em sua campanha contra a Dengue.


O social game Dengue Ville foi lançado naquele ano, e logo começou a estampar muitas matérias em portais de notícias. 



O que tem na piscina? Chá verde?

A missão do jogo era conscientizar as pessoas dos perigos da dengue ― naquele momento, única doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti... ah se pudéssemos prever! ― além de relembrar aquela história de não deixar água parada, deixar garrafas com a boca para baixo, fechar a tampa das caixas d'água e daí por diante.


Dengue Ville começou como um fenômeno da tosquice por causa da paródia já escancarada no nome. Mas, sejamos sinceros, a bizarrice aparente acabava por aí. A direção de arte e a programação visual, sem a menor dúvida, eram excelentes. A ponto de muita gente dar uma chance ao jogo 
― como este que vos escreve.

Criadouros por todos os lados!
Quem fez isso, porém, não conseguiu evitar de se deparar com outra situação sem sentido: os criadouros vip(!!!). Pois é. Quem já jogou esse tipo de jogo sabe que, para poder desempenhar algumas funções ou jogar em alguma situação específica você precisa, muitas vezes, já ter vencido vários níveis. E isso pode levar alguns dias.

Em outras palavras, se você agisse na vida real como agia no jogo, deixando um foco de água parada intacto por dias, provavelmente contribuiria para a proliferação do mosquito. É claro que estamos acostumados a não transportar para a vida real aquilo que fazemos em jogos mas, bem... era um jogo educativo né ¯\_(ツ)_/¯



Dicas eram dadas à medida em que as fases eram concluídas.

Mas tudo isso, é claro, você só passava se realmente conseguisse entrar no jogo. Especialmente na época em que estourou na mídia, o jogo tinha alguns problemas para ser executado e você podia dar de cara com essa tela:



É. O jogo sobre a dengue dava zica.

Com imagens de reprodução.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.