Header Ads

Relembre alguns rumores de antes do lançamento do Nintendo Switch

Rumores. Eles sempre estão por aí, diluídos entre matérias e entrevistas completamente confiáveis e sites mais confiáveis ainda. São aquele pouquinho de jornalismo marrom que existe na imprensa gamer. Antes do lançamento oficial do Nintendo Switch, muito se especulava sobre o então projeto NX, e nós vamos aqui relembrar algumas dessas maravilhas que vieram a público há não muito tempo:

1. O controle
Uma fonte muito conhecida de rumores é o registro de patentes. Alguém descobre uma nova patente de uma empresa, "vaza" em algum fórum, blog ou site e, a partir daí, especula-se até não poder mais.

Quanto aos Joy-cons, os controles do Nintendo Switch, até que o pessoal aceitou. Mais ainda: os desenhos fazem todo sentido agora.



Mas é claro que, correndo por fora, havia algumas outras propostas de joystick bem mais estranhas. Um joystick que exibia o jogo em sua extensão sem o uso de uma tela povoou o imaginário de muito gamer especulador por aí ano passado.

Há quem afirme que chegou a ser patenteado.



Já a imagem abaixo, postada no Pocket Gamer, é uma das que mais se aproxima do esquema Gamepad/Joy-con do Nintendo Switch. A versão final ficou parecida, e não duvido que a imagem até seja legítima (de algum protótipo)
E este abaixo é um modelo que chegou a ser postado no fórum Gamespot (ah, sempre tem um fórum no meio) de como seria a gamepad do Nintendo NX.


Mais uma vez, também tem certa semelhança com a versão final e pode sim ser de algum protótipo.

2. O console

A identidade visual de consoles que ainda não foram lançados é um capítulo a parte. Geralmente, ou algum desenho oficial vaza -- vocês devem imaginar que o Switch teve uns cem designs diferentes antes do definitivo, não é -- ou, mais comum ainda, algum designer cria algum "console conceito" e, pouco tempo depois, aquela criação começa a pulular como legítima e oficial internet a fora, inclusive em matérias de sites confiáveis.

Estes abaixo são os dois designs atribuídos ao Nintendo NX que você mais deve ter visto em 2016. Suas origens são obscuras.


Não são desagradáveis não. E essas cores de SNES dão um toque especial.

O design abaixo também ilustrou muitas matérias sobre o NX. É bonito, imponente, mas o primeiro erro diz respeito ao disco óptico. Hoje sabemos que o Switch usa de pequenos cartuchos.


3. Nintendo Nexus

O caso do "Nintendo Nexus" vai merecer um tópico especial por aqui. Alguém teve a brilhante dedução de que NX era o prenúncio de que a Nintendo lançaria um Nexus.

Para quem não lembra, Nexus é a denominação que recebem vários modelos de celular de várias marcas diferentes por receberem as atualizações de Android antes de todos os outros modelos.

A Nintendo passaria a rodar Android? O "Nexus" era mera coincidência? Não importa mais.



Apesar do resultado mais relevante sobre o Nintendo Nexus ser o Fantendo, teve gente que realmente acreditou que o próximo console da Nintendo poderia ser esse aparelho com jeito de mini-system dos anos 2000.

Menção honrosa: Wii M

De olho no mercado mobile, a Nintendo estaria disposta não só a lançar jogos para smartphones como também lançar seu próprio modelo. Esse rumor surgiu em 2015, junto com os primeiros modelos do que seria o Wii M, celular a ser lançado mais ou menos na mesma época do Nintendo NX. M seria de Mobile, obviamente.


Quem criou esse conceito, criou muito bem.

Sinceramente, não acho ruim a ideia de um celular da Nintendo. Mas a Big N já decidiu que abandonará de vez a nomenclatura Wii e qualquer derivado. Se algum dia um smartphone da empresa for lançado, provavelmente não será como nas imagens acima (mas a tentativa é boa).

É muito difícil encontrar o lugar em que um rumor é disseminado pela primeira vez. A origem de uma ideia ou desenho vai se perdendo pelos quatro cantos da internet. Mas, às vezes, a ideia apresentada não é ruim, não.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.