Header Ads

header ad

GTA V: 75 mi de unidades nas lojas, 63 mi vendidas e outros números impressionantes do VG Chartz


Lançado em setembro de 2013, o jogo em mundo aberto Grand Theft Auto V é um dos queridinhos das lojas de games do mundo todo. O VG Chartz informa que o CEO da publisher Take-Two Interactive, Straus Zelnick, revelou aos seus acionistas que o jogo já teve 75 milhões de cópias enviadas a lojas ao redor do mundo.

Já os dados de venda do próprio VG Chartz também apontam um empolgante número: 63,2 milhões até dezembro de 2016, além de também ter sido um dos jogos mais comercializados do ano que passou — a versão para PS4, sozinha, já garantia o nono lugar dos mais vendidos.

Os números do que foi vendido desde o lançamento englobam as vendas para Playstation 3 e 4 — as vendas para o PS3 representam a maior fatia, com mais de 21 milhões até o fim do ano passado — XBOX 360 e One, além das cópias para computador, obviamente, que não representam grande parte até porque a versão para PC só veio em 2015.

Leia também: 7 recriações da TV e do cinema feitos no GTA V

Valeu a pena passar cinco anos desenvolvendo

Alguns dados pertinentes:

- A estimativa feita, também pelo VG Chartz, é que todos os títulos da série GTA lançados desde 1997 tenham vendido juntos pouco mais de 170 milhões de cópias — o que dá a dimensão da fatia de vendas de GTA V.

- Segundo jornal escocês The Scotsman, a Rockstar Games investiu 265 milhões de dólares no desenvolvimento de GTA V, sendo então chamado de "jogo mais caro da história". Perto dessa cifra, os seis milhões pedidos por Francis Ford Coppola no crowdfunding do jogo para Apocalypse Now (veja aqui) ficam parecendo uns trocados.

- Segundo o Techtudo, GTA V já rendeu 3 bilhões à Rockstar, até 2016. O primeiro bilhão já havia sido conquistado em 2013.

- GTA V é, incontestavelmente, o título mais vendido da série.

Produtores de GTA V ganharam dinheiro de forma mais honesta que os personagens do jogo.

E a pirataria?

Não há estimativas sobre a fatia abocanhada pela pirataria nesse grande e apetitoso bolo chamado GTA V. O mais próximo disso é o dado de que cerca de 20 mil pessoas haviam baixado versões crackeadas de GTA para PC antes de seu lançamento em abril 2015.

Também é conhecimento notório que a Rockstar não está de brincadeira e tem tomado medidas duras em relação aos direitos autorais e à integridade do jogo — até visita de detetive já andou rolando.

Agora, com sinceridade: quem nunca jogou aquele GTA: Vice City piratão na lan house não sabe o que foi adolescência.😄

Não é de se duvidar que muitos daqueles jogadores estejam hoje usando cópias legítimas de GTA V, considerando tantas mudanças no mercado e na economia nos últimos 15 anos. Também é de se esperar que muitos outros ainda estejam procurando torrents com cracks até hoje. É a vida ¯\_(ツ)_/¯

Com imagens de divulgação e vários dados linkados.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.