Header Ads

header ad

Eles não são Candy Crush, mas são fortemente "inspirados"

Durante anos, os jogos casuais de um subgênero conhecido como "match 3" usaram predominantemente o apelo visual das pedras preciosas (ou, em bom inglês, gems). Desse filão fizeram parte clássicos como o oitentista Magic Jewelry, até jogos para android e iOS como Jewel Star e tantos outros com "jewel" (jóia) no nome.

Candy Crush, talvez a franquia mais bem-sucedida da desenvolvedora sueca King, apareceu com uma proposta mais viciante em vários sentidos. Além de apelar para balas, pirulitos e outras guloseimas de nosso dia-a-dia como geleias, marshmalows, chocholates e ursinhos de goma, também criou combos bastante específicos e trouxe a presença de palavras instigantes no meio da tela, tais como "maravilhoso" e "delicioso", repetidas por uma voz masculina que flerta com a sensualidade.

O sucesso de algo aparentemente tão simples chegou a inspirar estudos acadêmicos. E, para muito além disso, também trouxe em sua cola vários e vários jogos com elementos muito semelhantes — elementos que vão desde um nome parecido até a estética quase igual aos da série Candy Crush.

Separamos aqui alguns dos jogos "inspirados" na febre sueca, para submeter à apreciação de vocês. São, precisamente, onze (dois com o mesmo nome) dos mais apresentáveis entre disponíveis em várias lojas de aplicativos. Sim, há muitos e muitos outros títulos, alguns com uma arte bem pobre. Mas esses 11 já dão uma boa ideia do que você pode encontrar:

1. Candy Camp Story




2. Pastry Paradise
Um jogo "inspirado" com o selo de qualidade Gameloft.


3. Candy Paradise




4. Candy Juicy


5. Candy Match



6. Candy Soga Mania
Sim. Soga. E vejam a semelhança do ícone! 😱




7. Candy Fever



8. Magic Candy

A galera gosta de um brigadeiro.


9. Amazing Candy

Se liga na "seduzência" desse ícone.



10. Jelly Crush

Dois jogos diferentes (é sério que eu escrevi "diferentes"?) se apresentam com o nome Jelly Crush. Um é publicado pela Jelly Match Three Legend e outro pela Jelly Juice Blast.

O da Jelly Match Three Legend pelo menos inova (!) com o brigadeiro em formato de estrela:



Já o da Jelly Juice Blast tem direito a animais fofinhos e onde habitam.




Conclusão

A gente pode usar muitas palavras numa conclusão sobre o assunto: tendência, concorrência, adaptação. Dá para cair no velho chavão "nada se cria, tudo se copia". Dá para lembrar que o próprio Candy Crush não é totalmente original. Dá para ir longe, bem longe.

Prefiro abordar dois fatores: o financeiro e o da realização. Se você está lendo esse artigo e pretende criar games, já sabe que criar modelos "inspirados" em algo que já faz sucesso pode ser fonte de grana garantida no final do mês. Resta saber se isso realmente realiza quem mantém produtoras que só vivem disso.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.