Header Ads

header ad

Mario Kart 8 Deluxe é, em parte, um "Nintendo All-Stars Racing"

Link (Zelda), Inkling Girl (Splatoon) e Isabelle (Animal Crossing): 
alguns dos 'convidados' de MK8D.

Mario Kart 8 foi o jogo de maior sucesso de um console que não teve tanto sucesso assim. Isso criou uma situação não tão interessante: por melhor que o jogo fosse, nem todo mundo queria comprar um Wii U só para jogá-lo.

O anúncio de uma versão deluxe do Mario Kart 8 como um dos primeiros jogos do Nintendo Switch, nesse caso, foi uma ótima jogada da Nintendo. Visto como a salvação da lavoura, o próximo console da Big N até recebeu esperadas críticas — algumas, repetidas do Wii U — mas os fãs da empresa, em geral, estão mais confiantes do que cinco anos atrás.

"E questo pessoale estranho no mio giocco? Mamma mia!"
O Deluxe, porém, não se resume a um jogo legal revisitado com mais queijo e molho barbecue. Uma das novidades muito explorada em seu trailer é que os personagens do jogo Splatoon 2 estarão no jogo, correndo junto com os personagens já habituais de Super Mario. Mais ainda: alguns cenários do jogo serão inspirados em Splatoon 2, cujo lançamento provável é em agosto, sendo que Mario Kart é esperado para abril.

Não é a primeira vez que Mario Kart 8 vai nesse sentido. Algum tempo atrás, Link da série The Legend of Zelda apareceu por ali correndo de Kart, por meio de uma DLC. Em outras DLCs o jogo ganhou mais elementos, como por exemplo, uma pista inspirada em Excite Bike, clássico jogo de motocross dos anos 1980, que rodava no NES/Nintendinho.

Não tanto tempo atrás, na versão para Wii de Mario Kart, o máximo que era possível nesse sentido era jogar com o próprio Mii — avatar personalizável lançado pela Nintendo em 2006.

Personagens da série Splatoon em Mario Kart 8 Deluxe.
Acostumado a pilotar pássaros gigantes, Link montou numa moto 
pela primeira vez há não muito tempo.

Nada se cria, tudo se copia (?)

Uma das críticas do Sonic & Sega All-Stars Racing, cujo primeiro título foi lançado em 2010, é que toda a reputação de Sonic, o mascote da Sega, fora construída em cima dele ser o ouriço mais veloz do mundo. Logo, não fazia sentido vê-lo correr em carros.

"É só para copiar Mario Kart mesmo!", disseram. Eu mesmo disse. Mas, sejamos sinceros, foi só depois dos jogos de Sonic & Sega All-Stars que Mario Kart recebeu duas mudanças importantes: uma foi a transformação do design dos carros, antes mais focados na estética "fofinha", e atualmente mais próximos a um visual high-tech e adulto.

Alguns dos carros em Mario Kart 8...
...e em Mario Kart: Double Dash!!, para Game Cube (2003).
A outra foi, justamente, a de abrir o leque para fora do mundo de Super Mario. No jogo automobilístico do Sonic isso era necessário porque, bem ou mal, o número de personagens de seu universo é menor e poucos são tão carismáticos quanto o protagonista.

Aqui cabe um parênteses: quando falo em carisma penso, especialmente, em mercado e em reconhecimento. Certa vez, um fã veio comentar que Shadow The Hedgehog era, sim, um personagem carismático. Acontece que Shadow, como boa parte dos personagens de Sonic, é desconhecido do "jogador médio", enquanto que Yoshi, Toad, e outros tantos personagens secundários do mundo de Super Mario estrelam, volta e meia, títulos de sucesso.

Diante disso, a presença de figuras como Ryo Hazuki, Jacky Bryant, Alex Kidd e AiAi foi muito importante para que a corrida maluca de Sonic tivesse alguma relevância.

Shadow The Hedgehog no Sonic & Sega: All-Stars Racing, de 2010.  
Sonic em Sonic & Sega: All-Stars Racing Transformed, de 2012.
Ralph, do filme Detona Ralph, da Disney, também participou de Sonic & Sega: All-Stars Racing.
Amigo, do curioso game Samba de Amigo e Big The Cat, um 
dos personagens pouco conhecidos do mundo de Sonic.
Ryo Hazuki, da série Shenmue, também em Sonic & Sega All-Stars Racing: Transformed.

A Nintendo, ao colocar a prata da casa junto com Mario vai numa direção que a sua antiga arquirrival já vinha seguido. Isto não é demérito. O que dá certo no concorrente pode muito bem dar certo comigo. No caso de Mario Kart 8 Deluxe, com personagens de potencial tão grande, é bem possível que essa tendência se confirme.

Pelo bem ou pelo mal, isso também abre um caminho sem volta para os próximos títulos. "Vão virar todos uns Super Smash Bros. sobre rodas?". Talvez. Para quem não tem gostado é uma pena, mas para quem se abre para o novo é um bom prenúncio.

Houve boatos (e torcida) de uma DLC com Pokémons 
em Mario Kart 8, mas ainda não se confirmou.

Com imagens de Divulgação, Sonic Stadium, IGN e outros.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.