Header Ads

header ad

8 propagandas ridículas de games de 1983 #Repost

Publicado originalmente no GameLover.org antigo, em 15 de janeiro de 2016.

Começo de ano é sempre cheio daquelas intermináveis (e, muitas vezes, chatíssimas) retrospectivas do que houve de melhor no ano anterior. Hoje vamos propor uma retrospectiva diferente, usando parte do conteúdo e pesquisa do site Rediscover the 80's.
Em propaganda, praieiros jogavam Atari 2500 olhando para o céu.
1983 não é um ano escolhido de qualquer maneira. Foi durante ele que ocorreu o já lendário Crash da Indústria de Jogos nos Estados Unidos (vale uma Wikipédia básica, caso você desconheça). Desacreditada, a indústria de videogames esteve a ponto de desaparecer, e um dos fatores apontados para a situação difícil era a imensa profusão de jogos ruins. Pelo menos é o que se diz por aí entre fóruns e comentários. Como veremos nos próximos vídeos, parece que a criatividade controversa ia um pouco além da criação dos games. Os comerciais estão dispostos nas mesmas posições que o site Rediscover the 80's, e os comentários são inspirados nos feitos no site gringo. Deliciem-se com a lista:

#8. Pole Position

Segundo o Rediscover The 80's, este comercial pode ser descrito través do seguinte diálogo (que não é o do áudio original):

Pessoa 1: "Esses executivos estão sempre tentando nos manter para baixo."  Pessoa 2: "Ei, que tal deixar as suas frustrações masculinas no novo comercial de Pole Position? Poderíamos abusar verbalmente dele e arrastar com uma luva toda a sua família para uma mistura de corridas de Mad Max e música heavy metal?!" Pessoa 1: "Certo, e então nós poderíamos ter essas sequências todas viajadas no ácido."

#7 Dig Dug


Muito presente em videogames "alternativos" até o fim dos anos 1990, o jogo Dig Dug consistia em cavar túneis e buracos e criar estratégias para que as pedras caíssem sobre meus adversários. Segundo o Rediscover The 80's, um slogan possível para esta propaganda poderia ser: "Dig Dug, se aproveitando do medo de moradores da Califórnia desde 1982", certamente inspirado na crença do Big One.

#6. Star Wars: The Arcade Game


Já se percebeu até aqui que um roteiro extremamente tragicômico e exagerado era uma constante na época. Mas o Rediscover The 80's traz outro questionamento: "A única forma em que eu ficaria animado sobre um jogo de vídeo Star Wars é se ele fosse para o Wii e viesse com um controle de sabre de luz. (Ei, espere, isso é realmente uma boa ideia! Por que isto nunca aconteceu?)".


#5. Atari 5200



Aqui chegamos a uma propaganda sobre o próprio console - que esteve longe de ser um sucesso. Culpa do comercial? Talvez. Muito embora ele fosse aquilo que se esperava em 1980. Já isso de jogar videogame ao ar livre, definitivamente, está mais próximo aos anos 2010 do que aos 1980! Detalhe para a tentativa de forçar uma imagem de ~pessoaish dishcoladash que adoram telejogo vlw flw~.
Aliás, como um perfeito internauta dos anos 2010, não poderia deixar de passar a oportunidade de transformar esta maravilha em gif!:


Chega a brilhar os zói com tamanha diversão!

#4. Wizard of Wor


O simpático senhor neste comercial é John Madden, conhecido jogador de futebol americano que se tornou comentarista esportivo após deixar os gramados. Já Wizard of Wor era uma espécie de mistura de Pac-Man com jogos de batalha espacial, com uns dinossauros fazendo vezes de monstro (!?!?).


A pergunta que fica é: onde John Madden "orna" com esse jogo? Seria como se o Casagrande fizesse um comercial de League of  Legends.

#3. Patricinha apresentando uma "super oferta" do Atari 2600


Repetindo que o ano era 1983, que viria a ser conhecido como o mais nebuloso para os videogames. Então estamos neste ano. No olho da crise. E eis a oferta: o Atari 2600, console de maior sucesso da Atari, sendo desovado vendido numa super oferta com uma renca de cartuchos grátis (até porque precisavam alavancar as vendas do Atari 5200). 

Quem teve a brilhantíssima ideia de pôr uma patricinha de voz estridente e irritantíssima para introduzir a oferta!?!?

Certeza que ia dar SERTO.



#2. G.I. Joe: Cobra Air Strike

Pára tio pára tio pára tio pára tio...

Essa cobra toda zoada já não ajuda muito, e o manolo vestido de Star Trek ainda decide bancar o vilão da Disney bipolar. Super motivante.

#1. Smurf 



Por último mas não menos smurfizarro, vemos essa propaganda do jogo dos Smurfs (aliás, aqui no singular, já que se joga com um smurf só). O pai, que parece ter um vago conhecimento sobre smurfs começa admirando os personagens num videogame. Mas termina mais empolgado que o Marsupilami vindo correndo pela selva. A frase final, proferida por um fedelho, coroa essa maravilha: "Papai, talvez Smurf seja excitante demais para você".

Dava para dormir sem essa.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.